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Quando se fala em alongamento pode nos vir a mente algo relacionado a atletas de uma forma geral. Isto é um grande engano, embora esteja também relacionado a eles, o alongamento é algo vital para o bom desempenho de nossos movimentos e circulação do sangue e os linfas (líquidos) em nosso corpo.

Os alongamentos devem ser feitos todos os dias, principalmenmte pela manhã, ao acordar-mos.

Após uma noite em repouso ou dormindo, o nosso sistema muscular tende a se recolher e voltar ao estado de repouso, dai quando acordamos e necessitamos de melhor elasticidade dos músculos e solturas das articulações, é que devemos nos alongar.

Alongamento pode sugerir algo cansativo e que demanda muito tempo, não é o caso, para quem vai iniciar um exercício físico como corrida, futebol e outros mais, realmente o alongamento demandará mais tempo, aqui eu me refiro a um alongamento suave com a finalidade apenas de nos prepararmos para andar melhor e propiciar a circulação do sangue e dos linfas, meios melhores para se espalharem pelo corpo.

Esta boa circulação nos trás bem estar, melhora nossa imunidade e também um um andar solto, natural e elegante.

Preste atenção nas pessoas andando, muitas das vezes nos lembra pessoas dentro de armaduras, mal movimentam os braços, com o tronco e a pelvi travados. E não estou falando de pessoas com idade avançada, mesmo em pessoas novas isto é comum.

Com alongamento, qualquer pessoa e em qualquer idade pode se deleitar de movimentos elegantes e soltos. Não demora mais que 10 minutos e proporcionam um dia mais agradável e saudável.

Alongamento é consciência corporal!

Alongamentos para nossas 4 colunas: Cervical, Torácica, Lombar e Sacral.

Os alongamentos tem um segredo básico que para ter resultados deve ser seguido.

O alongamento se dá quando ao iniciarmos, saímos da zona de conforto e começamos a sentir desconforto e até dores.

Quando começamos e inicia o desconforto, devemos contar devagar, até 10 por exemplo, e continuar puxando ao máximo. Terminando a contagem voltamos devagar ao ponto inicial.

Alongamento deve ser feito e desfeito devagar.

VEJA VÍDEO DE ALONGAMENTO NESTE LINK. AQUI


Coluna TORÁCICA Coluna TORÁCICA
(11/11/11)  Coluna TORÁCICA (zona do tronco superior). É a parte da coluna entre a Cervical a Lombar.1º Abra as pernas, levante os braços, juntando-os acima da cabeça e puxe-os para o lado direiro.Perceba que o músculo do lado da torácica e...
Coluna CERVICAL Coluna CERVICAL
(11/11/11) Coluna CERVICAL (músculos do pescoço). É a parte da coluna que liga a cabeça ao tronco.1º Puxe a cabeça em direção ao ombro esquerdo. Feito isto, volte devagar, desfazendo o percurso. Agora, faça o mesmo do lado direito.2º Empurre...


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