IMAGEM


» DICAS e CURIOSIDADES » Orientações

Desde o nascimento, começando com aquela tradicional ação brusca que assistimos e aceitamos com naturalidade, que é o médico exibindo a criança como um troféu, toda ensanguentada pendurada pelos pés, aos tombos nas brincadeiras, os tropeções, sustos e as emoções fortes, o corpo reponde a isso tudo contraindo-se.

Toda vez que isto aconteçe, há uma enorme pressão sobre as articulações e musculatura em geral. Numa boa parte das vezes, nosso corpo absorve estas pressões e vai tornando-se frágil a cada novo acontecimento.

Quando menos esperamos, estamos limitados em nossos movimentos, e somando a isto tudo, a idade, costumamos dizer que isto é normal e faz parte dela.

Dois aspectos devemos levar em consideração, primeiro, que quando envelhecemos nossa musculatura vai ficando cada vez mais mole, neste caso, a idade não deveria ser motivo para termos dificuldades com movimentos.

Podemos afirmar que a falta de movimentos é que torna as articulações tão rígidas. Por comodismo e o sedentarismo da vida moderna, vai nos deixando cada vez mais longe das brincadeiras e movimentos, que tanto o nosso corpo precisa para fortalecer-se.

Este é um aspecto, o outro, é que também as pessoas jovens, e até crianças tem problemas nas articulações e musculatura, devido às mas postura e mesmos contusões.

A que conclusão podemos chegar com isto? que o nosso corpo precisa de estar em constante movimento, porém com movimentos conscientes e seguros, cuidando para que ele não pare, o resto é com ele, e a isto, ele responde com vitalidade e energia. Observe uma pessoa que exercita-se e uma sedentária. Quase sempres, uma é cheia de vitalidade enquanto a outra é pacata.

O corpo não é uma entidade a parte, porém ele está sempre respondendo às nossas necessidade, se paramos, nosso corpo fica flácido e frágil, se o exercitamos, ele se torna energizado, forte e ágil.

Pensando nisso, estamos lhe oferecendo algumas orientações sobre alguns momentos importantes em nossas vidas. Confira abaixo:



ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
Cuidar da Coluna é cuidar da saúde em geral. 2011 © Todos os direitos reservados.