DICAS e CURIOSIDADES

Quiropraxia


Estas informações foram colocadas aqui para satisfazer aos que buscam a nossa técnica pensando que é quiropraxia. Não vai aqui nenhuma depreciação, mas a técnica de Yawara Seitai é mais antiga, com origem no oriente. Como a Quiropraxia também trabalha com o sistema muscular e articular é sempre confundida com a nossa.

Quiropraxia

É uma forma de medicina alternativa para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral. Os proponentes alegam que essas condições afetam o estado geral de saúde através do sistema nervoso.

Estas alegações não são apoiadas por qualquer evidência científica. As técnicas de tratamento mais comuns consistem em terapias manuais, principalmente em manipulação vertebral, manipulação de outras articulações e manipulação de tecidos moles. Os fundamentos desta prática contradizem os fundamentos da própria medicina e têm por base conceitos pseudocientíficoscomo a "subluxação vertebral" e a "inteligência inata".

Têm sido realizados numerosos estudos clínicos controlados sobre os tratamentos usados por quiropráticos, com resultados contraditórios entre si. As revisões sistemáticas da literatura não encontraram evidências de que a manipulação quiroprática seja eficaz, exceto talvez do tratamento para a lombalgia. Uma avaliação crítica da literatura verificou que, no seu conjunto, a manipulação vertebral não era eficaz no tratamento de qualquer condição.

Desconhece-se a eficácia e relação custo–eficácia dos cuidados quiropráticos. Embora a manipulação vertebral possa ter uma boa relação custo-eficácia para a lombalgia sub-aguda ou crónica, os resultados para lombalgia aguda são ainda insuficientes. Não há dados suficientes que permitam determinar a segurança das manipulações quiropráticas.

Estas manipulações estão frequentemente associadas com efeitos adversos ligeiros a moderados, sendo raros os casos de complicações graves ou fatais. No entanto, existe alguma controvérsia sobre o grau de risco de dissecção da artéria vertebral por manipulação quiroprática, o que pode causar AVC e morte. Têm sido associados a esta técnica vários casos de morte e tem sido sugerido que a relação é causal, embora essa causalidade seja contestada por vários quiropráticos.

A quiropraxia é uma prática com significativa implantação em alguns países desenvolvidos e muitas vezes no contexto de outras técnicas manuais de terapia, como massagens, osteopatia e terapia física. A maior parte da procura por tratamentos quiropráticos deve-se a dorsalgia. Os quiropráticos afirmam ser especialistas no tratamento de dores nas costas e do pescoço, enora muitos quiropráticos se proponham tratar outras condições para além do sistema músculo-esquelético. Muitos quiropráticos descrevem-se a si mesmos como prestadores de cuidados de saúde primários, embora a formação de quiropraxia não contemple as exigências de tal classificação, pelo que o seu papel é limitado e contestado. Os quiropráticos dividem-se em dois grandes grupos: os que dão ênfase ao vitalismo, à "inteligência inata" e que consideram as subluxações vertebrais a causa de todas as doenças, atualmente em minoria; e os que estão abertos a práticas de medicina convencional, como exercício físico, massagem ou terapia de gelo.

A quiropraxia foi fundada na década de 1890 por Daniel David Palmer, alegando que a tinha recebido de "outro mundo". A prática foi desenvolvida pelo seu filho, Bartlett Joshua Palmer, no início do século XX. Ao longo da sua história, a prática foi sempre controversa. Apesar das evidências incontestáveis de que a vacinação é uma intervenção eficaz de saúde pública, existem entre os quiropráticos divergências significativas sobre o tópico, o que contribui de forma negativa tanto para a saúde pública como para a aceitação dos quiropráticos pela comunidade médica. Em 1966, a Associação Médica Americana classificou a quiropraxia como um "culto não científico. No entanto, a quiropraxia possui membros organizados politicamente que têm lutado ativamente em prol da sua aceitação pública. Em décadas recentes, a prática tem obtido alguma aceitação entre médicos convencionais e entre seguradoras nos Estados Unidos.

NO BRASIL

No Brasil oficialmente é uma especialidade do fisioterapeuta pelas Resoluções COFFITO 220 de 23 de maio de 2001 e 399 de 03 de agosto de 2011 e não é profissão regulamentada por lei. A associação que representa a quiropraxia no Brasil é a ANAFIQ - Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia e Manipulativa.

Fone: Wikipédia, a enciclopédia livre.