DOENÇAS DA COLUNA

Síndrome do Piriforme


    (02/08/19)  

A síndrome do piriforme é uma condição rara onde a pessoa apresenta o nervo ciático passando por dentro das fibras do músculo piriforme que se localiza na nádega. Nestas pessoas o nervo ciático fica inflamado porque é pressionado devido ao fato do nervo ser constantemente pressionado devido a sua localização anatômica.

Quando a pessoa que tem a síndrome do piriforme apresenta o nervo ciático inflamado é comum o surgimento de intensa dor na perna direita, porque este geralmente é o lado mais afetado, além de dor na nádega.

Sinais e sintomas
A melhor forma de saber se a pessoa possui a síndrome do piriforme é fazendo um exame como ressonância magnética, tomografia ou ultrassom, por exemplo. No entanto, as características da dor ciática nas pessoas que possuem essa síndrome são mais caracterizadas por:

Dor em forma de pontada, facada, sensação de queimação ou de formigamento no glúteo ou atrás da coxa;
Pode haver dor na região lateral da perna e parte de cima do pé;
A dor piora ao ficar sentado e cruzar a perna;
A primeira crise pode surgir na gravidez, devido ao aumento da peso e tamanho da barriga;
É comum a pessoa andar mancando durante uma crise ciática;
Podem estar presentes sintomas como fraqueza da perna, e sensação de dormência na nádega ou na perna.

Como é feito o tratamento

Não é possível mudar o trajeto do nervo ciático porque a cirurgia gera grandes cicatrizes no glúteo e causam aderências que podem fazer com que os sintomas permaneçam. Nesse caso, sempre que a pessoa apresentar dor ciática o tratamento deve ser feito de forma a alongar e diminuir a tensão do músculo piriforme.

As sessões de fisioterapia são uma ótima opção de tratamento para diminuir a dor e o desconforto, sendo geralmente muito eficazes. Assim, para o tratamento pode ser útil:

Fazer massagem profunda: Sente numa cadeira colocando uma bolinha de tênis ou de ping pong na nádega dolorida e use o peso do corpo para movimentar a bolinha para os lados e também para frente e para trás;
Fazer exercícios como o alongamento que mostro no vídeo indicado acima, no minuto 1:35, de duas a três vezes por dia, todos os dias;
A técnica de liberação miofascial, que pode incluir massagem profunda, pode causar dor e desconforto, mas também traz grande alívio dos sintomas nos dias seguintes;
Colocar bolsa de água morna no local da dor;

O método de "Yawara Seitai" tem Ótimos resultados no tratamento desta Síndrome.